segunda-feira, 22 de março de 2010

Cidadania Corporativa

Resenha que fiz para pós graduação! Livro muito Bom!!!

A questão ambiental está se disseminando entre as organizações e se transformando em matéria obrigatória nas agendas dos gestores das empresas. Com a globalização e a conscientização dos consumidores quanto à preservação do meio, prospecção de seus cenários e na tomada de decisões. Com isso surge uma nova visão empresarial dentro das organizações para o tratamento das questões relativas ao meio ambiente.
A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e, diminuir possíveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividade que exerce. Contudo, apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente não são suficientes para conferir a uma empresa a condição de socialmente responsável. É necessário investir no bem-estar dos funcionários e dependentes e em um ambiente de trabalho saudável e prazeroso, além de promover comunicações transparentes, dar retorno aos acionistas, assegurar a sinergia com seus parceiros e principalmente, garantir a satisfação dos seus clientes.
Hoje estas questões vão além daqueles já comuns para as empresas, como o cumprimento das obrigações trabalhistas, tributárias e sociais, da legislação ambiental e outros. Expressa, assim, a adoção e a difusão de valores, condutas e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais, para que também resultem em preservação e melhoria da qualidade de vida das sociedades, do ponto de vista ético, social e ambiental.
A responsabilidade social corporativa, portanto, não está situada apenas no âmbito da caridade ou da filantropia tradicionalmente praticada pela iniciativa privada. Seu conceito está muito mais próximo das estratégias de sustentabilidade de longo prazo das empresas que, em sua lógica de performance e lucros, passam a incluir a necessária preocupação com os efeitos das atividades desenvolvidas e o objetivo de proporcionar bem - estar para a sociedade
"A preservação do meio ambiente converteu-se e um dos fatores de maior influencia em anos recentes, com grande rapidez de penetração de mercado. Assim, as empresas começam a apresentar soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo aumentar a lucratividade de seus negócios.”

Hoje, as empresas investem muito na questão ambiental, certo que isso é um fator de extrema importância para a nossa sobrevivência futura, mais é necessário não esquecer daqueles que são as peças fundamentais para a existência e manutenção das empresas. Essa questão é absorvida visando muito a questão financeira, sendo que a gestão socioambiental é um critério de todas as atividades de negócios.
Percebe-se no texto que cada vez mais os profissionais de diversas áreas precisam se aperfeiçoar na área de gestão ambiental, seja também relacionando a saúde, a comunicação, a economia enfim, a qualquer área. Este é o assunto do momento que reflete em nosso futuro, por isso é necessário entende-lo a fundo cada vez mais, além de ser uma exigência do mercado por um todo.
“A preocupação com as questões ambientais e de responsabilidade social faz com que a organização dos novos tempos escolha fornecedores que atendam seus requisitos éticos e que atestem que os insumos produtivos contratados atendam seus requisitos ambientais, predefinidos em sua política corporativa.”
Nota-se que mais que questões ambientais agregam os novos valores das organizações, as questões éticas também implicam nos contratos e na resoluções gerais da mesma.
É a hora de agregar valores de dar as mãos, a natureza pede ajuda e nessa corrida contra o tempo, se não dermos apoio a nossa mãe natureza, vamos acabar não só com ela, mas, com nós mesmos. Assim com essa necessidade que não é somente de um verificamos que isso virou uma obrigação para todos, que limpe, que guarde, que não suje enfim, que cuide.
Com os novos modelos de administração percebe-se que para chegar à frente nem sempre é preciso somente acelerar o processo dentro da própria organização, investindo em maquinas, colaboradores, enfim em tudo aquilo que rege um empresa, mas a precisão também pode ser em ajudar o próximo, os fornecedores que as vezes tem mais dificuldades em aderir a programas de Gestão e Marketing ecológico como vimos o caso da Mercedes Benz que considera o fornecedor parte da empresa, e gerir um negocio hoje é isso, ajudar o próximo, incentivá-lo.
A preocupação com o bem estar das novas gerações nos mostra claramente que a sustentabilidade não é mais algo característico, fazendo hoje parte da administração, como a reciclagem, a economia com a energia entre outros.
Este texto mostra uma realidade perto, bem perto de nós, alertando as necessidades e fazendo perceber que é preciso tomar decisões urgentes pondo a população num eixo regular ecológico. Enquanto cidadãos precisamos ser éticos, e acredito que existam pessoas éticas, ao menos profissionalmente, se não for assim que sejam éticas em alguma coisa, mas que este beneficie a natureza, e o melhor estará beneficiando a si. As leis profissionais deveriam incluir um artigo que obriguem cada um a ter uma atitude digna e justa relacionada a nossa casa, que é a natureza.

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