Chegou a hora de mostrar que estamos com todo gás. Até mesmo para mexer e cozinhar o STF. Os estudantes fazem toda a diferença nessa batalha, pois é através da educação que nosso país vai ter um futuro promissor. Mais sem ordem não tem progresso, por isso devemos nos unir para que essa guerra seja vitoriosa.
O MEC (Ministério da educação) autorizou mais de 450 cursos de comunicação social no Brasil, e até agora não se manifestou. Mas os estudantes de jornalismo precisam fazer barulho, para que os ministérios, ministros, supremos entendam que é necessário uma regulamentação da categoria.
O objetivo que cada um tem, o de ser jornalista só pode ser concretizado se, estudantes, professores, e profissionais começarem a batalhar. Se o diploma não fosse importante a luta por ele seria extinta, simplesmente todos ficariam de braços cruzados e a decisão do STF seria aceita tranquilamente.
Para assegurar ao cidadão a qualidade da informação, é necessário uma formação profissional adequada para o jornalista. O profissional do jornalismo faz um trabalho social, fazendo lições de cidadania que salva vidas. É o compromisso com a verdade. Na academia aprendemos o que nenhuma escola da vida ensinaria. Mas acredita-se que se não fosse necessário o diploma, não existiria jornalistas diplomados, empresas que exigissem a qualificação de uma academia, concursos públicos para jornalistas, não existiria faculdades, universidades, Estudantes. Não existiria formadores de opinião preocupados com o social.
Mas a guerra está começando, e este é o momento de atear fogo, com armas legais que faça doer na pele de um jeito supremo no tribunal federal.
O movimento para democratizar a comunicação no País deve tomar força. Os brasileiros e especificamente os profissionais de comunicação e estudantes precisam se voltar para a recriação do marco regulatório da comunicação brasileira, para a criação de uma nova Lei de Imprensa e de uma nova regulamentação profissional que beneficie a população.
Vamos batalhar e divulgar nosso manifesto, o que aconteceu é um Retrocesso, desrespeito. Temos que lutar pela informação. Devemos lutar pela nossa qualificada formação.
Camila Xavier
Um comentário:
é isso ai tem qu elutar pelo seu direito!Parabéns gostei do texto!
Gal
Postar um comentário